Ferramentas
É importante deixar claro que nem sempre é simples rodar testes mais à frente no seu funil. Você poderá enfrentar desafios como:
Dificuldade de configurar uma ferramenta de Teste A/B dentro do seu produto. Especialmente se esse produto é um app mobile.
Dificuldade para acompanhar os resultados para algumas métricas mais de fundo de funil, que nem sempre estão disponíveis em ferramentas como o Google Analytics.
Dificuldade para executar testes de features que dependem de back-end, como um algoritmo de recomendação.
E já adianto que se você usa o Google Optimize, você poderá ter dificuldade em todos esses 3 exemplos acima. Não que ele não seja uma boa ferramenta para testes web. Ele é. E sua integração nativa com o Google Analytics é uma imensa mão na roda. Mas para programas de experimentação mais avançados, ele infelizmente traz algumas limitações.
Mas de forma alguma você deve se sentir intimidado por uma eventual barreira técnica. Até porque ela nem é tão grande.
Inclusive, já existem diversas ferramentas de Teste AB prontas para te ajudar a passar por problemas comuns como esses.
Para escolher certo, busque por ferramentas que:
Permitam testes server-side.
Permitam testes em apps (se você tem um app).
Se integrem com a sua fonte de dados para rodar testes com metas mais de fundo de funil (ex: número de clientes ativos após 30 dias).
Se integrem com a sua fonte de dados para rodar testes para segmentações mais complexas (ex: apenas assinantes do seu plano X).
Existem várias ferramentas no mercado e a melhor para você dependerá de especificidades do seu cenário. Por isso, pesquise antes de escolher.
De qualquer forma, para te ajudar a começar, alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar a cobrir todo o seu funil são Kameleoon, Oracle Maxymiser e VWO.
E claro, você também pode criar sua própria ferramenta interna exatamente do jeito que você precisa, caso você tenha a real necessidade e os recursos internos para tal.
Aliás, ferramentas para Experimentação é um assunto complexo que merece seu próprio artigo. Se você gostaria de uma edição da newsletter apenas sobre esse tema, me dê esse feedback!
Conclusão
Por ser o método mais eficiente para se evoluir experiências na atualidade, Experimentação não deve se limitar a Landing Pages ou outras partes do topo do seu funil. Ela precisa ser o método padrão para a evolução de toda a jornada do seu cliente, incluindo o seu produto como um todo.
Essa abordagem levará o seu negócio a ter resultados melhores de retenção, o que é cada vez mais necessário para sobreviver à crescente competitividade do mercado.
Por isso, não se acomode otimizando apenas certos pontos do seu funil. Olhe para a sua empresa como um todo. Democratize o conhecimento e a tecnologia de experimentação para todos os times e veja o seu crescimento acelerar.
Isso não é uma teoria. É o que as empresas com os melhores resultados em todos os mercados de alta competitividade fazem.