Tudo Que Você Precisa Saber Para Aumentar a Taxa de Conversão do Seu Site


Este definitivamente é um post muito especial.

Ele marca o “nascimento” do projeto Ciência da Conversão, ao qual tenho me dedicado bastante e acredito que poderá ajudar muito o mercado digital brasileiro.

Novos rumos

Os colegas mais próximos sabem que alguns meses atrás eu deixei minhas funções na 5seleto.

E eu fiz isso para me dedicar integralmente a uma paixão que alimento há um bom tempo: Otimização de Taxa de Conversão.

Para garantir que estamos alinhados: Otimização de Taxa de Conversão (Conversion Rate Optimization – ou CRO) é o nome dado ao trabalho de aumentar a porcentagem de usuários que efetivamente geram dinheiro para um site (ou seja, convertem). Seja esse dinheiro gerado por vendas diretas, cadastros, leads… Qualquer coisa.

Já há alguns anos eu venho participando de cases bem sucedidos nesta área. Sempre no regime de “projetos paralelos” ou “nas horas livres”. Mas agora surgiram alguns projetos nacionais e internacionais muito interessantes e eu decidi que é hora de finalmente focar todos os meus esforços nisso.

O que eu preparei para você

Infelizmente o conhecimento sobre Otimização de Taxa de Conversão no mercado digital brasileiro ainda é muito limitado. Muitos ainda não ouviram falar disso. E entre os que sabem o que é, normalmente o conhecimento está limitado a conceitos básicos.

Ou pior anda, muitos recebem informações completamente equivocadas de outros profissionais mal informados por aí e acabam levando aquilo como uma verdade e inocentemente espalhando tais falácias.

Este nosso “semi-amadorismo” sempre me incomodou. Mas até então, eu me limitava a combate-lo com algumas informações introdutórias em palestras e aulas.

Mas agora que eu vivo de otimizar taxas de conversão, decidi adotar uma abordagem muito mais radical.

Ciência da Conversão

Captura de Tela 2013-08-05 às 17.38.55

Hoje estou lançando oficialmente a Ciência da Conversão, uma lista de emails onde vou compartilhar várias técnicas simples e cientificamente comprovadas para aumentar as taxas de conversão em sites.

2 vezes por mês os membros da lista irão receber um email meu explicando uma técnica de otimização que já tenha se mostrado eficiente em outros sites. Nada de achismos ou práticas aleatórias. Apenas dicas que já se provaram eficientes em esforços anteriores.

Mas não vou entrar em detalhes aqui. Todas as informações do que é a Ciência da Conversão e como ela funciona estão disponíveis na sua página. Inclusive você já pode se cadastrar gratuitamente para receber a primeira dica ainda hoje.

Por que eu estou fazendo isso?

Minha intenção com essa iniciativa é ajudar o mercado brasileiro a ampliar seus conhecimentos sobre Otimização de Taxa de Conversão. Eu sempre acreditei que um mercado de Marketing Digital mais maduro é excelente para todos os profissionais que fazem parte dele.

Em um mercado tão novo, a pior escolha que alguém pode tomar é tentar “esconder” um conhecimento ao invés de compartilhá-lo com sua comunidade. Não é a toa que toquei o projeto Sem Dúvida por anos e já dei aulas e treinamentos em várias faculdades e cursos particulares.

A Ciência da Conversão é a minha forma de ajudar o mercado a dar o próximo passo, enxergando como é possível aumentar faturamento sem precisar investir nas cada vez mais caras estratégias de aumento de tráfego.

A você, eu só peço que aplique o que aprender sobre Otimização de Conversão e que, caso goste, compartilhe a Ciência da Conversão com seus colegas.

Por último, todo o tipo de feedback é extremamente bem-vindo. O que você achou do projeto? Quer compartilhar alguma experiência com Otimização de Taxa de Conversão? Então não deixe de  entrar em contato comigo!

7 Comentátios

  1. Caramba Rafael, é motivador demais essa tua afirmação e disposição, impossível falar uma verdade maior do que você descreveu aqui. Quem gosta do que faz, gosta e ponto, “Tiro o chapéu pra isso !”

    Parabéns pela iniciativa e disposição !!

    Escrever uma resposta
  2. Muito boa a iniciativa Rafael, parabéns!

    Sou apaixonado por CRO e depois que vim aqui para o USA vi como o assunto é prioridade por aqui.
    Já o mercado Brasileiro esta muito carente de informações sobre CRO mesmo, poucas pessoas que já estão trabalhando no online ouviram falar disso e outras nem tomam conhecimento do termo.

    PS: Nem quero ver a hora que o pessoal começar a conhecer CRO, vai surgir concorrencia (desqualificada, pois essa sim é um problema) para todo lado como aconteceu e está acontecendo com SEO.

    Keep the good work… =)

    Escrever uma resposta
    • Oi Yuri,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Espero realmente que a concorrência comece a aparecer no Brasil. Este é inclusive um dos meus objetivos, se assim podemos definir.

      Será uma grande ajuda na divulgação dos conceitos de CRO. Preciso disso para que os clientes amadureçam mais rapidamente.

      Mas como você disse, torço para que não seja uma concorrência tão desqualificada quanto a de SEO, a ponto de queimar o filme do serviço no mercado. :)

      Um abraço!

      Escrever uma resposta
  3. Parabéns Rafael.
    Texto fantástico. Vou indicá-lo para todos os meus alunos e minha networking.
    Penso igualzinho a Você.
    Também trabalho com CRO, principalmente com a garotada que saem dos cursos profissionalizantes de Informática/Webdesign.
    Trabalho na base, para que num futuro bem próximo, tenhamos Profissionais (ou Empreendedores) muito mais qualificados.

    Escrever uma resposta

Envie seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>